sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resenha - Entremundos - Neil Gaiman e Michael Reaves

GAIMAN, Neil; REAVES, Michael. Entremundos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.



Ao saber do lançamento desse livro já sabia que ia adquiri-lo tão logo saísse da prensa. Justo motivo do Gaiman ter um lugar de destaque no meu top 10 de autores. Sobre o Michel Reaves só tive boas recomendações. Pra se ter uma ideia, ele trabalhou como roteirista de séries de Sci fi como Star Trek: The Next Generation, Darth Maul: O Caçador das Sombras, além de Caverna do Dragão *-*, assim sendo comprei-o no dia do lançamento.
O livro é o primeiro de uma trilogia que mescla gêneros tendo muito de ficção científica e uma pitada de fantasia e mesmo com toda expectativa (afinal Gaiman é Gaiman) não decepciona.

Conta a história de Joey Harker um garoto que nasceu com a bússola quebrada. Sabe aquelas pessoas que tem muita dificuldade de se locomover sozinhas, vivem se perdendo, completamente incapazes de chegar do ponto a ao b sem desvios involuntários? Pois é, ele é desses.

Um belo dia ele se perde em meio a um trabalho de escola feito em campo. Se dando conta ao retornar para casa que adentrou outra realidade. Outro mundo. Nesse mundo muito parecido com o seu ele também existe, mas é uma garota. Esse é a primeira vez que ele “anda” que é como referem-se no livro sobre sua habilidade.
Com a ajuda de um estranho de máscara prateada ele consegue chegar na Interzona, que é descrita como dobras entre os planos da realidade. Posteriormente ele descobre que é apenas um de muitas versões suas e que todos possuem a mesma habilidade de andar entre os mundos sendo responsáveis pela manutenção do equilíbrio entre magia e ciência, tendo em vista que esse equilíbrio está em perigo devido aos avanços imperialistas de dois mundos rivais. 

As descrições são vívidas e acho que a experiência com cartoons do Michel Reaves dá esse tom tão bacana à estória.
O livro conta com conceitos que a priori deviam ser complicados, emprestados da física quântica, mas que os autores tornam fáceis de assimilar. Não é um livro denso como muitos livros do Gaiman, não incita tanta reflexões como os leitores estão acostumados inclusive em seus livros juvenis como é o caso desse. Mas conquista pela leveza.

A obra faz parte de um projeto que inicialmente se destinou a uma série de TV e levou 10 anos pra se realizar. Fica a dica. Vale a leitura.

2 comentários:

  1. Olá!
    Estou super ansiosa pra ler esse livro!
    Também adoro Neil Gaiman, e a sinopse do livro me deixou muito curiosa!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem é fã sempre tem aquele gostinho a mais, aquela expectativa... ;) Tu vais curtir. Valeu pelo elogio. Volte sempre. Bjs.

      Excluir