sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Imperdível - Breaking Bad

Yeah! Science bitch!


Se você é uma das poucas pessoas nessa pequena galáxia denominada via láctea que não acompanhou Breaking Bad no seu período usual corra atrás do prejuízo urgente pessoa, pois se existe algo que miraculosamente conseguiu agradar crítica e público é essa série.

O milagre se deve ao primor com que ela foi redigida, produzida e encenada. Sendo assim a história cativa, pois possui uma narrativa inteligente e um desenvolvimento irretocável. Os personagens são tão verossímeis que sentimos suas dores, bem como suas conquistas, torcemos por eles e por hora os odiamos de uma forma tão passional que a série tem sido considerada um fenômeno cultural.

Tudo se deve a familiaridade do drama de Whiter White (o personagem principal) que pode acometer a qualquer um e a todos - Câncer. Ele vive um rotina entediante de professor de química e descobre um dia que tem câncer de pulmão esse é o evento que desencadeia um desvio em seu caminho. 

Seu diagnóstico não é animador, tem em média de 2 anos de vida. Ele possui um filho de 16 anos com paralisia cerebral leve prestes a ir a faculdade, a esposa está grávida. Os gastos com seu tratamento, hipoteca, despesas médicas da gravidez e faculdade do filho ultrapassariam e muito suas receitas financeiras, em suma, partiria e deixaria a família quebrada e com o futuro arruinado. 

Arquiteta, assim, utilizar seus conhecimentos em química. Inspirado nos trabalhos de seu cunhado Hank Schrader policial da Narcóticos idealiza fazer um pé de meia para sua família entrando para o ramo das drogas. Walter decide usar sua mente brilhante e seu talento nato para a química afim de produzir a melhor e mais pura metanfetamina que o mercado já viu. Sem muitos planejamentos, numa situação arriscada afim de obter altos ganhos. Decide para tanto chantagear um ex aluno seu Jesse Pinkman que já atua como traficante e também é um viciado em metanfetamina, entre outras drogas para ajuda-lo nos negócios.


Esse é o roteiro da série mais cultuada dos últimos anos e sem dúvida com o encerramento mais coerente da última década. Durante as 5 temporadas acompanhamos esse cidadão normal Walter White transformar-se em seu álter ego criminoso Heisenberg e a sua derrocada moral de forma inversamente proporcional Jesse cresce enquanto ser humano e amadurece durante esse período. Cada episódio deixa uma mensagem, possui referências mil. Enfim, a série, vale muito, muito a pena.

Curiosidades:

  • Em uma entrevista Vince Gilligan explicou que o termo “breaking bad” é uma expressão do sul dos EUA, similar à “to raise hell”. Para nós brasileiros, seria algo próximo a “chutar o pau da barraca” ou “ligar o foda-se”.
  • A equipe de The Walking Dead auxiliou na cena “Duas Caras” de Gus Fring.
  • O pseudônimo de Walter White, Heisenberg, é uma homenagem a Werner Heisenberg, um famoso físico teórico alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1932.
  • Teoria das Cores - Durante toda a série, a produção teve um trabalho todo especial no que diz respeito as cores. Levando em consideração a Teoria da Cor, que diz que cada cor representa um sentimento ou uma ação, as variações das tonalidades de roupa usada por Walter White no decorrer das cinco temporadas de “Breaking Bad”, definiam o sentimento do personagem no momento (além das roupas, objetos do cenário também tinham cores que representavam o clima da cena).
    O designer John LaRue criou uma paleta que decifra o esquema de cores dos seis principais personagens da série (Walt, Jesse, Hank, Skyler, Marie e Junior) para mostrar como a série vai ficando pesada e sombria à medida em que ela avança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário