segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resenha - Como eu Era antes de você Jojo Moyes


MOYES, Jojo. Como eu era antes de você. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013. 320p. Título original: Me before you.

Trecho:
“Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito [...]”

Como eu era antes de você é aquele tipo de leitura que te acompanha pra sempre. O tipo de livro que te marca e que você sempre lembrará nos momentos chave da sua vida, pois é um livro que retrata superação e é, sobretudo uma história sobre amor, vida e mortalidade. Tocando, assim, num dos pontos mais nefrálgicos de nosso inconsciente.

Louisa Clark, 26 anos, vive com os pais, o avô, a irmã Katrina e o sobrinho pequeno. Namora Patrick há vários anos, um triatleta mais interessado na carreira do que nela. Louisa não se importa muito com nada, não pensa na carreira, nem no namoro, em suma, não se importa com o futuro. Trabalha há 6 anos em um café e não tem ambições.
O Café em que Louisa trabalha fali. O emprego do pai está perigando por conta da recessão Inglesa o que torna imprescindível encontrar outro emprego. Tarefa ingrata, tendo em vista suas poucas qualificações.
Devido a essas dificuldades Louisa acaba se voltando ao emprego de cuidadora, mesmo sem possuir a menor aptidão. Imagina que irá cuidar de um velhinho, mas se depara com:
Will Traynor, 35 anos. Inteligente, bem sucedido profissional e pessoalmente é o tipo de pessoa que ama a vida, sempre à procura de aventuras, viagens, esportes radicais. 
Logo no início Will é atropelado a caminho do trabalho e o acidente o deixa tetraplégico.
Ao contrário do que parece Loiusa apesar de toda sua apatia em relação à própria vida é bem engraçada, divertida e interessante e Will após o acidente torna-se amargo e não vê sentido em sua vida, tornando-se obstinado a fazer com que todos estejam cientes de sua infelicidade, mas mesmo sem querer esbanja charme, sagacidade e inteligência.
Os dois se detestam a primeira vista, mas os 6 meses do contrato de Louisa trazem a possibilidade de grande aprendizado mútuo.
O livro é lindo, bem escrito, leve, apesar do tema, ainda assim, preparem-se para chorar baldes. Foi uma obra que comprei por acaso e me pegou totalmente desprevenida. Além de Lou e Will os personagens secundários são muito bem construídos, a família de Louisa, (Hilária) a família de Will carrega o peso da tragédia de forma tão verossímil que empatizamos completamente.
É um majestosa história que trata sobre o amor em todas as suas vertentes e sobre o que levamos dessa vida. Mais uma coisa: não é um livro triste. Leiam. Super recomendo.



2 comentários:

  1. Criei uma conta no google só pra comentar teu blog pq sou tua amiga,
    sinta-se lisonjeada por isso .. hahaha !!! #Mentira
    Criei pq o blog tá mtoooo bom, não dava pra não comentar *-*
    Quero ler "como eu era antes de você", só pela indicação eu já vi
    que é liiiindo !!! Mary sempre soube que tu tinha o dom da resenha, por isso
    ela encarnava tanto kkkkk.. aquela de "Alice no país das maravilhas" ficou perfeita,
    se tu ainda tiver, posta aqui ;)
    Parabénsssss !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia Syni. Nem lembrava dessa resenha. <3 Me sinto mesmo lisonjeada rs. Bjinhos

      Excluir